domingo, 11 de julho de 2010

Imunodeficiência Bovina

O vírus da Imunodeficiência Bovina (VIB) é um lentivírus. Foi originalmente isolado em uma vaca com linfossarcoma (tumor primitivo encontrado em nódulos linfáticos).

Causa linfocitoses (aumento do número de linfócitos circulantes), lesões no sistema nervoso central, perda de peso e fraqueza. A infecção pelo VIB pode causar também diminuição da resposta linfocitária e pode suprimir algumas funções dos neutrófilos, como a citotoxicidade celular dependente de anticorpos.


No entanto, o VIB é de baixa patogenicidade nos bezerros infectados experimentalmente. Os animais desenvolvem uma linfocitose passageira, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos e inflamação do sistema nervoso não purulenta.


O VIB pode também infectar ovelhas. A infecção se associa com o aumento de linfócitos T CD2 e CD4, assim como a proporção CD4/CD8 entre os 6 e 8 meses após a inoculação. As ovelhas não apresentam sinais clínicos da doença no ano da inoculação e aparentavam ter uma função imune normal. O VIB pode atingir coelhos, causando uma infecção crônica que apresente esplenomegalia e linfadenopatia.



Referências:

- Inmunología - David Male; Jonathan Brostoff; David B. Roth; Ivan Roitt - Séptima edición

-Introducción a la Inmunología Veterinaria - Ian R. Tizard -Octava edición

- http://www.uiowa.edu


0 comentários: